Noveleiro! Patrono da Grande Rio, Jayder Soares é viciado em TV

Por Luiz Felippe Reis

Quem vê o jeito todo sério do presidente de honra da Grande Rio certamente não imagina que Jayder Soares é um fã inveterado de novelas e minisséries. Sem perder um capítulo sequer, o todo-poderoso da tricolor de Caxias tem em sua sala no barracão da escola na Cidade do Samba, no Rio, uma TV de alta definição, estrategicamente posicionada em frente à mesa de trabalho. O aparelho é ligado quase que exclusivamente nos horários das tramas, e ai de quem der um pio na hora que os atores entram em cena na telinha. É que, para não perder nenhum detalhe, o dirigente exige silêncio absoluto de quem estiver por perto.

Boninho_Ana Furtado_Jayder Soares e Boni_Antonio Kampffe
Sempre bem acompanhado! Jayder Soares é amigo das grandes estrelas da TV e vive cercado delas, como o diretor Boninho e a mulher, a apresentadora Ana Furtado, e Boni – Foto: Antonio Kampffe/Divulgação

O vício nos folhetins é tanto que até no momento de ir embora do barracão Jayder normalmente corre para o carro e liga a televisãozinha do seu automóvel, de onde segue acompanhando todos os lances de “Totalmente Demais”, a novela das sete da TV Globo, até chegar em casa.

jayder_christiane torloni_paolla oliveira_interna
Jayder adora convidar seus ídolos da TV para desfilar na Grande Rio. A maioria topa, como as atrizes Christiane Torloni e Paolla Oliveira, que já ocuparam o cobiçado posto de rainha de bateria da escola – Fotos: Ag. News e Diego Mendes

Mas não é só a emissora carioca que ganha a audiência qualificada do poderoso chefão da Grande Rio. A super produção “Os Dez Mandamentos”, que chegou ao fim em novembro pela Rede Record, também contou com o ibope do manda-chuva da tricolor, que se emociona com as histórias e mostra que o jeito durão guarda só para as horas de comandar a escola nos ensaios e na Sapucaí.

– Sou noveleiro. Adoro as novelas, adoro as minisséries… Quando acaba o Carnaval, vejo até “Vale a pena ver de novo”. “Totalmente Demais” (atual novela das sete da Globo) eu gosto muito, “A Regra do Jogo” (trama das nove, também da Globo) é outra que eu assisto, e gostei muito de “I Love Paraisópolis” (folhetim das sete que antecedeu “Totalmente Demais”). “Os Dez Mandamentos” não vi tudo, mas quando comecei a ver não parei de assistir. “Além do Tempo” (que vai ao ar às 18h na Globo) também é excelente. Mas não fico só nas novelas, não, também gosto de filmes – revela Jayder Soares, que além de presidente de honra é um dos fundadores da Grande Rio.

Jayder Soares e Paulo Betti
Amigo das celebridades, Jayder Soares é muito querido pelos famosos. Na foto, o patrono da Grande Rio aparece com o ator Paulo Betti, que fez a careta para foto como o jornalista Téo Pereira, personagem que interpretou em “Império”, da TV Globo – Foto: Ag. News

Jayder se amarrou em ver o último capítulo de uma novela ao lado de estrela da trama

Apesar da fixação pelo que passa na TV, o momento mais inesquecível para Jayder Soares aconteceu fora da telinha, mais precisamente em frente à televisão. É que, em janeiro de 2014, durante a exibição do último capítulo da novela “Amor à Vida”, o patrono teve o privilégio de assistir ao encerramento da trama de Walcyr Carrasco ao lado da atriz Susana Vieira, madrinha da escola, que era dona de um dos principais papéis na obra, a complacente Pilar, mãe do carismático vilão Félix, interpretado pelo ator Mateus Solano.

– A Susana foi ao barracão experimentar a fantasia para o Carnaval, no dia do final da novela. Ela se arrumou para a festa do último capítulo no barracão, tomou banho no barracão, e fiquei muito satisfeito de ver o último capítulo com ela – lembra o sambista, famoso por ser amigo de muitas celebridades.

Jayder 03
Além do interesse natural pelo último capítulo da novela “Amor à vida”, Jayder teve honra de assistir aos momentos finais da trama ao lado de uma das principais atrizes do folhetim, Susana Vieira – Foto: Divulgação

Jayder também é fã de futebol, mas é frustrado com o esporte: “Nem sendo o dono das camisas e da bola aprendi a jogar”

Além das novelas, outra paixão nacional – e de Jayder – é o futebol. Torcedor de ocasião do Santos Futebol Clube, time mais popular da cidade de Santos, a grande homenageada do enredo da Grande Rio para o Carnaval 2016, o presidente de honra jura que não torce para nenhum clube em especial. Mesmo sem equipe pra se apegar, o patrono revela que o esporte bretão é uma frustração para ele.

– Eu adoro futebol. Aliás, essa é a minha grande frustração na vida. Nunca consegui aprender a jogar bola. Era novo, tentava de tudo, mas não adiantava, eu não era bom jogador. Agora você imagina… nem eu sendo o dono das camisas e da bola, consegui aprender – conta, ao risos.

Jayder-Soares_Vicente-Rodrigues_Divulgação
Expert em novelas, Jayder curte um bom futebol, mas admite uma frustração com o esporte: “Nunca consegui aprender a jogar” – Foto: Divulgação/Vicente Rodrigues

Apesar de curtir esporte e TV, se tivesse de escolher entre o final de um campeonato brasileiro e o último capítulo de uma novela, Jayder Soares é categórico.

– Com certeza, ficaria com o final da novela – finaliza.

Parte integrante do dia a dia do comandante da Grande Rio, a televisão é conhecida por ser uma grande fábrica de sonhos. Só que o maior sonho de Jayder ainda não foi possível realizar: o título do Carnaval carioca. Será que rola em 2016? Na luta pelo por seu primeiro campeonato, a tricolor de Caxias será a quarta escola a desfilar no Domingo de Carnaval, pelo Grupo Especial, com o enredo “Fui no Itororó beber água, não achei, mas achei a bela Santos, e por ela me apaixonei”, desenvolvido pelo carnavalesco Fábio Ricardo.