Portela dispensa coreógrafo de comissão de frente: ‘Ele não entendeu’, diz Paulo Barros

Por Redação

Sete meses. Foi esse o tempo da curtíssima passagem de Renato Vieira no comando da comissão de frente da Portela. Contratado em junho do ano passado, o coreógrafo, antes mesmo do Carnaval, foi descartado dos planos da azul e branco para o próximo desfile.

A decisão foi tomada pela diretoria atendendo a um pedido do carnavalesco Paulo Barros, que assistiu a um ensaio da comissão regida por Renato e não gostou do que viu. Para não comprometer o que pensou para a abertura do desfile, o artista se viu obrigado a mexer no quesito.

Paulo Barros tirou Renato Vieira e colocou nova dupla no comando da comissão de frente – Fotos: J Ricardo e Site Cidade das Artes

– Desenvolvi todo o projeto da comissão de frente e passei pra ele, da criação aos movimentos. Sei que não deve ser fácil entender o meu estilo, mas falei que não queria balé, pulinhos e, quando fui ao ensaio, tinha exatamente o que eu não queria, um (dançarino) levantando o outro… Não posso colocar o meu projeto em risco. E como já está tudo pronto, faltando apenas a parte de marcação do andamento na Avenida, fico tranquilo pra mudar. A comunidade pode ficar despreocupada agora. Com essa decisão, vou conseguir desenvolver exatamente o que pensei – explica Paulo Barros ao Sambarazzo.

Substituição! Dupla de coreógrafos assume posto

Para a vaga de Renato Vieira, Paulo Barros convocou os bailarinos Leo Senna e Kelly Siqueira, que vão estrear no comando de uma comissão de frente.

Convocados! Leo Senna e Kelly Siqueira vão assumir a função na escola | Foto: Arquivo pessoal

Os dois trabalharam na Portela em 2016 e comandaram um dos carros de maior sucesso no primeiro carnaval assinado pelo artista na escola: “Perigos ao mar”, que tinha como peça principal a representação de um barco todo articulado, onde “navegantes” tinham de se cuidar para não cair, dando susto em muita gente ao longo da travessia da azul e branco pela Avenida.

Fez sucesso! O barco articulado fez o maior sucesso no desfile portelense do ano passado – Foto: Sambarazzo

Leo e Kelly têm experiência no Carnaval

Além da Portela, os dois novos contratados têm passagens no Carnaval carioca por escolas como Mangueira, Salgueiro, Imperatriz, Grande Rio e União da Ilha.

Leo Senna, além de coreógrafo, é ator, acrobata e dançarino. Integrou a Intrépida Trupe, uma das mais importantes companhias de danças do Brasil. É professor de acrobacia aérea e ensina técnicas de trapézio e tecidos. Há quatro anos, trabalha em musicais como “Elis” e “Chacrinha”:

– Assumir a comissão de frente da Portela é uma honra sem tamanho. Assim como o trabalho com o Paulo. Sempre quis trabalhar com ele pela coragem, ousadia e liberdade de criação.

Com formação em balé clássico, Educação Física e teatro, Kelly Siqueira também tem vasta experiência na dança, tendo no currículo workshops e festivais pelo Brasil e também na Europa, em países como Inglaterra e França.

– Toda experiência artística é enriquecedora. Quando isso se dá na Portela, dando vida às criações do Paulo, é impossível mensurar, não há limites. Para mim, é um momento de imensa gratidão – ressalta Kelly.
.
A Portela será a quinta escola a desfilar na Sapucaí, na Segunda-feira de Carnaval, com o enredo “Quem nunca sentiu o corpo arrepiar ao ver esse rio passar”.