Por Luiz Felippe Reis

Neste domingo, 21, chega ao fim a Olimpíada do Rio na cerimônia de encerramento dos Jogos, no Maracanã. E os 16 dias de competições e de sensações redimensionadas podem e devem ser rememorados por diferentes gerações e em grande estilo. Da euforia inesperada à frustração retumbante nos esportes, o Brasil viveu semanas pra nunca mais esquecer.

rafaela e robson
A judoca Rafaela Silva, dona da primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos, e o pugilista Robson Conceição foram dois dos atletas que deixaram a torcida brasileira emocionada, não só pelas vitórias, mas também pelas histórias de superação – Fotos: Reprodução/Facebook e Divulgação

Na memória, certamente a festa de abertura da Rio 2016 tem um lugar especial. E, pelo visto, a cerimônia de despedida dos Jogos também estará nas lembranças olímpicas mais doces do carioca. Sob a tutela artística da carnavalesca Rosa Magalhães, a festa vai por mais uma vez promover a história do país e exaltar um dos patrimônios culturais da nação, o Carnaval. E os personagens, de novo, estarão em cada metro quadrado do Maracanã, cultuando o nosso ritmo preferido.

Paulinho Botelho quer assumir posto de diretor de carnaval depois que se aposentar das baterias | Foto: Divulgação
É com ele! Mestre Paulinho Botelho, ex-Beija-Flor, Viradouro e Vila Isabel, será o comandante de uma bateria especialmente formada para a cerimônia de encerramento dos Jogos do próximo domingo, 21, no Maracanã – Foto: Divulgação

Diferentemente da abertura, as baterias do Especial não estarão representadas. Desta vez, um grupo de 12 ritmistas será regido por mestre Paulinho Botelho, que até 2016 esteve na Viradouro e tem campeonatos no Carnaval pelas azul e branco Beija-Flor e Vila Isabel.

Seis intérpretes participam da cerimônia

Ciga, eme e ito

leo, wan, tin
Emerson Dias, Ciganerey, Ito Melodia, Leozinho Nunes, Wantuir e Tinga foram os escolhidos e representam o Carnaval na cerimônia

Os intérpretes, que não participaram da abertura, agora terão vez no encerramento: Ciganerey (Mangueira), Emerson Dias (Grande Rio), Ito Melodia (União da Ilha), Leozinho Nunes (São Clemente), Tinga (Unidos da Tijuca) e Wantuir (Paraíso do Tuiuti) compõem o sexteto que estará na cerimônia e promete emocionar quem gosta de samba.

Martinho da Vila também vai animar a festa

Outro sambista presente será Martinho da Vila, ídolo da Unidos de Vila Isabel, que vai cantar “Carinhoso”, de Pixinguinha. Alguns casais de mestre-sala e porta-bandeira também farão parte do evento que põe fim aos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Além das personalidades do Carnaval escaladas, Rosa Magalhães, a dona das engrenagens artísticas da festa de encerramento, vai levar para o público do Maracanã, a partir das 20h, um carro alegórico, dando uma cara de Sapucaí ao “maior do mundo”.