Campeã! Crítica social e homenagem à Marielle levam Mangueira à vitória no Carnaval 2019

Por Redação

O Carnaval carioca de 2019 já tem campeã: é a Mangueira, que conquistou nesta Quarta-feira de Cinzas, 6, o 20º título do Grupo Especial em 90 anos de história. A vitória Estação Primeira, comemorada com festa na Praça da Apoteose, Centro do Rio, chega após três anos de busca intensa por uma nova estrela (a última foi em 2016, com a homenagem à cantora Maria Bethânia).

O enredo desta temporada foi “História para ninar gente grande”, do carnavalesco Leandro Vieira, uma nova versão para a história contada em livros didáticas, com destaque para os heróis negros do Brasil. O artista, que leva para casa o segundo caneco da carreira, fez o quarto desfile pela verde e rosa na Segunda-Feira de Carnaval (a agremiação foi a sexta a desfilar).

Críticas políticas e sociais marcaram o desfile da Mangueira, que sacudiu a Sapucaí com o enredo ‘História para ninar gente grande’ | Fotos: Sambarazzo e Riotur

A apresentação da Mangueira foi marcada por críticas sociais e políticas, do início ao fim. A comissão de frente (dos coreógrafos Priscilla Mota e Rodrigo Negri) e a bateria (de mestre Wesley, com Evelyn Bastos brilhando à frente) fizeram o maior sucesso com o público, que comprou o barulho do protesto em forma de samba, fantasias e alegorias.

No quesito de abertura, negros e indígenas tomaram o lugar de lideranças brancas em molduras de retratos num museu. Durante a coreografia, uma criança transformava um livro num cartaz com a mensagem “Presente”, uma homenagem à vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), brutalmente assassinada em março do ano passado ao lado do motorista Anderson Gomes.

A parlamentar ganhou outras menções no desfile (para além do verso dedicada à ela e outras mulheres negras no samba), como uma enorme bandeira com sua foto, nas cores da escola, e a presença de Mônica Benício, sua mulher.

Confira a colocação!

Mangueira

Unidos do Viradouro

Unidos de Vila Isabel

Portela

Salgueiro

Mocidade Independente

Unidos da Tijuca

Paraíso do Tuiuti

Grande Rio

União da Ilha

Beija-Flor

São Clemente

Imperatriz

Império Serrano

Veja fotos do desfile!

Imagens: Michele Iassanori (Sambarazzo), Isabel Scorza, Diego Mendes e Riotur.