Dia D! Liesa sorteia hoje a ordem dos desfiles do Grupo Especial do RJ

Por Redação

Na matemática, insistem que a ordem dos fatores não altera o produto. Mas quando o assunto é desfile de escola de samba, não há quem defenda a teoria. Todas têm sua preferência. E um dos eventos mais aguardados da temporada pré-carnavalesca é justamente o sorteio que define a sequência de apresentação das agremiações no Sambódromo. A ordem do Carnaval 2019 será conhecida na noite desta terça-feira, 17, quando a Liga Independente das Escolas de Samba promove o sorteio que encerra o assunto.

O evento, restrito a convidados e imprensa, vai acontecer na Cidade do Samba, na Zona Portuária do Rio. Este ano, em virtude do não rebaixamento de Grande Rio e Império Serrano, quatro escolas não participarão do sorteio e já têm definidas a posição de desfile.

Numa plenária na sede da liga, no início do mês, foi acertado que as duas últimas colocadas de 2018, justamente Império Serrano e Grande Rio, e a campeã da Série A, Unidos do Viradouro, ficariam com as três primeiras posições de Domingo de Carnaval. O Império abre o desfile, seguido de Viradouro e Grande Rio. Já na segunda noite reservada à elite da festa, a São Clemente dará início aos trabalhos.

A Cidade do Samba, na Zona Portuária do Rio, sedia hoje o sorteio da ordem de desfiles das escolas de samba para o Carnaval 2019 | Fotos: Reprodução/Internet e Leonardo Queiroz

Novidade

Além da prévia definição anunciada, neste ano não haverá o tradicional sistema de pares entre as escolas. As bolas sorteadas definirão os dias de desfile das agremiações. Ou seja, quem tirar números de 1 a 4 desfila obrigatoriamente no domingo. As bolas de 5 a 10 determinam as desfilantes de segunda. Um outro sorteio, na sequência, vai definir as posições dentro de cada dia.

Os desfiles do Grupo Especial estão marcados para os dias 3 e 4 de março de 2019.