Ecumênico! Conheça o enredo religioso da Mangueira para 2017

Por Redação

“Só com a ajuda do santo” é o título do enredo da Mangueira para o próximo Carnaval. O anúncio oficial foi feito há pouco pelo carnavalesco Leandro Vieira, autor do enredo, no programa “Samba de primeira”, de Jorge Perlingeiro, da Rádio Globo do Rio de Janeiro. O anúncio enterrou os boatos de que o desfile seria sobre a linguagem pajubá, baseada em várias línguas africanas, com expressões utilizadas em cultos religiosos e no vocabulário LGBT.

Em conversa com o Sambarazzo, Vieira explica que o desfile vai abordar a forma particular com que o brasileiro lida com a religiosidade.

– Nem sei de onde surgiu essa ideia de pajubá. Nunca passou pela minha cabeça, nunca sequer ouvi falar em pajubá. Vamos é mostrar a religião à moda brasileira. O catolicismo moreno, a intimidade com a santidade. A prece seguida da promessa. A barganha. A festa para o santo. O santo que é orixá. O sacro e o profano. O Canto Gregoriano ‘remixado’ com o ponto de caboclo, boiadeiro e preto-velho. Um retrato três por quatro da devoção brasileira – adianta o atual campeão do Carnaval carioca.

Mangueira 9
O  título do enredo que a Mangueira escolheu para o Carnaval 2017 é “Só com a ajuda do santo” | Foto: Michele Iassanori

Leandro acrescenta ainda que o desfile será uma forma brincalhona de apresentar a temática no Sambódromo:

– O jargão popular traduz muito aquilo que é o enredo. Nas expressões populares vive um Brasil que é a cara da verde e rosa. O título que batiza o enredo é a Mangueira sendo Mangueira ao assumir seu papel de porta voz das coisas eminentemente populares.

leandro-vieira-leo-queiroz-interna
Carnavalesco campeão do carnaval carioca, Leandro Vieira garante que jamais imaginou um enredo sobre “pajubás” e explica o verdadeiro tema escolhido pela verde e rosa para 2017 | Foto: Léo Queiroz

A Estação Primeira será a última escola a desfilar no espetáculo de Segunda-Feira de Carnaval.