Ito Melodia mostra a bela casa onde vive na Ilha

Por Gabriel Leal

Intérprete oficial da União da Ilha, Ito Melodia recebeu a equipe do Sambarazzo para mostrar seu lugar favorito quando não está no samba: a charmosa casa onde vive com a família, na Ilha do Governador.

IMG_7915 (Copy)
Voz oficial da União da Ilha, Ito Melodia abre sua intimidade para o Sambarazzo e mostra a casa onde vive coma família – Fotos: Irapuã Jeferson

Cria do morro Boggie Woogie, comunidade da Ilha do Governador, o cantor nunca planejou viver muito afastado de suas origens e, tampouco, longe da escola do coração. Casado há 3 anos com a técnica de enfermagem Maria do Carmo, Ito chegou a morar em diferentes imóveis na região até encontrar um lar para chamar definitivamente de seu.

Na casa onde hoje vive com a mulher e a filha, Maria Alice, no bairro Tauá, Ito leva módicos 10 minutos para chegar até a quadra da Ilha. Uma boa vantagem, sobretudo para quem precisa ensaiar várias vezes por semana até o Carnaval.

– Estamos aqui há um ano e ainda estou decorando tudo– entrega a paulista Maria do Carmo, de 36 anos e que, segundo Ito, é quem manda na casa.

IMG_7978 (Copy)
Responsável por toda a decoração da casa, a técnica de enfermagem Maria do Carmo trocou São Paulo pelo Rio há 14 anos – Fotos: Irapuã Jeferson

Amor de Carnaval

O romance entre o casal começou a se desenhar no samba, já que a primeira vez que Ito cruzou olhares com Maria do Carmo foi durante o desfile da Mocidade Alegre de Guaratinguetá, em São Paulo, quando o cantor era puxador na escola paulista. Maria estava sambando na arquibancada, quando Ito avistou a bela loira e se apaixonou. Após o desfile, correu para descobrir quem era a mulher que havia repentinamente balançado seu coração, numa clássica história de amor à primeira vista. Para a sorte do destino, Ito descobriu que Maria do Carmo era sobrinha de uma grande amiga e, de quebra, fã das músicas de Aroldo Melodia, pai de Ito, que soube usar as coincidências a seu favor. E lá se vão 14 anos de união.

– Ela é a mulher que mudou a minha vida. Sofreu nove anos comigo, por falta de dinheiro. Nosso caso é puro amor. Nossa história de vida é uma coisa fantástica, é divino. Sou rico de felicidade e de saúde, isso, sim –  vibra o cantor, perdidamente apaixonado por suas três Marias: do Carmo, Alice e Lurdes, sua mãe.

Cantinho da família

Na casa de dois andares e com mais de 200 metros quadrados, um dos cantinhos preferidos da família Melodia é o conjunto de poltronas localizado próximo à sala de TV. É onde Ito costuma estudar as letras dos sambas que defende nos períodos de disputa das escolas.

– Também fico aqui sentado ouvindo sambas antigos. Sou viciado, escuto samba o dia inteiro – diz o cantor, que este ano está defendendo composições concorrentes em mais de 16 escolas.

IMG_8000 (Copy)
Na poltrona da sala de estar, Ito Melodia decora as letras dos sambas que defende nas disputas – Fotos: Irapuã Jeferson

Cantinho de memórias

No segundo andar, Ito construiu uma sala de troféus para guardar os prêmios conquistados ao longo dos mais de 25 anos dedicados ao Carnaval.  É lá que o cantor mantém as principais lembranças de seu pai, o saudoso Aroldo melodia, autor do grito de guerra utilizado por Ito na Sapucaí: “Segura a marimba”.

– Em 1991, gravamos juntos o “hoje eu vou tomar um porre…”. Foi uma grande emoção, as pessoas comentam até hoje como já naquela época nossas vozes eram semelhantes. Vamos tirar uma foto, ele vai ficar feliz – pediu Ito, emocionado, segurando o quadro do pai no memorável desfile da Ilha.

IMG_7934 (Copy)
Orgulhoso, Ito Melodia exibe uma de suas imagens favoritas do pai na Avenida – Fotos: Irapuã Jeferson

Ito recebe amigos com churrasco e cerveja gelada

A churrasqueira ao lado da piscina é outro ponto da casa onde Ito costuma dar plantão. Sempre pronto a assar uma carne, o cantor costuma receber amigos para um almoço regado a cerveja e, claro, muito samba. Durante a visita do Sambarazzo, passou por lá o compositor Gugu das Candongas, que teve o privilégio de provar do churrasco de Ito e ainda bater aquele papo sobre Carnaval.

– O estrogonofe dele também é ótimo! – entregou a herdeira Maria Alice, que curte os dias de sol na piscina com o pai, que sempre prepara outros saborosos quitutes para a família.

IMG_7919 (Copy)
Conversa de sambista! O churrasqueiro Ito e o compositor Gugu das Candongas tomaram aquela gelada – Fotos: Irapuã Jeferson

BRT Aroldo Melodia

Na correria entre os eventos com a União da Ilha e os shows da carreira solo, Ito Melodia aproveita os raros momentos de folga para circular pelas ruas do bairro. Sempre simpático, distribui sorrisos e acenos por onde passa. Motivos para sorrir, aliás, não faltam à voz oficial da União da Ilha. É que, além de morar na casa que sempre quis, viu ser inaugurado no fim do ano passado um terminal do BRT com o nome do pai, Aroldo Melodia.

– Fui na inauguração da estação, foi bem legal o momento. Sou daqui, nasci aqui. Tô muito bem na Ilha – concluiu o intérprete.