Lado B! Destaque da Portela, Carlos Reis é cabeleireiro queridinho dos famosos

Quando fala da carreira, ele mostra o entusiasmo típico dos iniciantes. Mas já faz 35 anos que Carlos Reis, 61 anos, primeiro destaque da Portela, vem se dedicando a embelezar rostos de famosas e anônimas como cabeleireiro em salões do bairro de Ipanema, Zona Sul carioca.

Carlos Reis_Lado B_Foto Irapuã Jeferson (3)
Além de destaque da Portela, Carlos Reis é cabeleireiro e maquiador: “Sou daqueles completos”, afirma – Foto: Irapuã Jeferson

Reis revela ao Sambarazzo que começou no Jambert, como auxiliar de Silvinho (que morreu em 1989), referência em cabelos nos anos 1970, que era conhecido como o cabeleireiro das estrelas, e que também brilhou na Avenida como destaque da Portela. E revela que só deu expediente em quatro salões nas três décadas e meia de trabalho. Todos no bairro que ganhou fama internacional na canção de Tom e Vinicius. Há uma década, está no Space Hair.

– Eu corto, penteio, maquio e faço coloração. Sou diplomado nos cursos mais importantes do país. Sou daqueles cabeleireiros completos, que fazem de tudo. Hoje em dia, uma grande parte dos meus colegas é especializada em uma ou duas coisas – afirma Carlos Reis, que estreou como desfilante da Portela em 1984 e passou a ser destaque em 1991.

Luiza Brunet_Carlos Reis
Carlos Reis “faz a cabeça” de muitas famosas, entre elas Luiza Brunet, que há muitos carnavais só deixa seus cabelos serem cuidados pelo destaque portelense – Foto: Repdrodução/Facebook

De Luiza Brunet a Paulo Barros, muitos famosos confiam os cabelos às mãos de Reis

A lista de personalidades que já colocaram as madeixas nas mãos habilidosas de Carlos Reis é extensa e inclui nomes como Luiza e Yasmin Brunet, Adriane Galisteu e o carnavalesco Paulo Barros.

O portelense vive com agenda cheia. E deixa claro que, entre outras exigências, não atende sem hora marcada:

– Também não é chegar aqui, marcar hora e sentar na minha frente pra ser atendida. Só atendo clientes antigas. Cuidei e cuido de cabelos e rostos de mulheres de várias gerações da mesma família. E, para hoje fazer parte da minha lista de clientes, se não é quem já conheço, só se vier por indicação.

Carlos Reis_Lado B_Foto Irapuã Jeferson (16)
Só com hora marcada! Profissional conceituado, Reis costuma atender amigos, como Tita Rodrigues (com ele na foto), e pessoas indicadas – Foto: Irapuã Jeferson

Para Carlos Reis, a relação dele com as clientes vai além do que muitos podem imaginar.

– Aqui eu sou psicólogo, sou analista. Cabeleireiro tem que passar segurança para a cliente. Entre nós tem que ter uma relação de cumplicidade – finaliza o principal destaque da azul e branco de Madureira e Oswaldo Cruz.

Carlos Reis_Lado B_Foto Irapuã Jeferson (21)
Após o trabalho realizado, Carlos, que confessa muitas vezes ser um pouco piscólogo com as clientes, posa ao lado da amiga – Foto: Irapuã Jeferson