Lado B! Intérprete da Alegria da Zona Sul é chef de cozinha

Na Alegria da Zona Sul a conversa sempre chega na cozinha. É que o intérprete oficial da vermelho e branco da Série A, Tiganá, além de se ocupar soltando a voz pela escola ainda conquista o povo da agremiação pela boca. Formado em gastronomia, ele tem impressionado ao colocar a mão na massa.

Intérprete da Alegria da Zona Sul, Tinganá é formado em Gastronomia | Foto: Reprodução Facebook
É chef! Intérprete da Alegria da Zona Sul, Tiganá é formado em gastronomia | Foto: Reprodução Facebook

O sonho de cozinhar profissionalmente surgiu na infância, quando ele começou a prestar atenção nos dotes culinários da mãe, que sustentava a família com receitas especiais, quando vendia comida “pra fora”.

– Minha mãe era cozinheira e eu tinha que aprender a cozinhar à força, quando ela saía para trabalhar. Desde pequeno comecei a gostar de ficar na cozinha. O tempo foi passando, fiz alguns cursos, e entrei para a faculdade. Me formei em 2012 e já estou nessa caminhada há quase quatro anos – comemora, orgulhoso, o chef sambista.

Rotina apertada no Carnaval faz cantor trabalhar com eventos particulares na cozinha | Foto: Reprodução Facebook
Rotina apertada no Carnaval faz cantor trabalhar com eventos particulares, que colocam à prova os dotes culinários do sambista | Foto: Reprodução Facebook

Com a proximidade do Carnaval, Tiganá acaba não conseguindo passar tanto tempo diante do fogão e passa a cozinhar exclusivamente para eventos especiais como o da foto acima.

– Nessa época fica mais difícil de trabalhar fixo, então faço mais eventos, festas particulares. Como tem a correria aqui no samba, é mais complicado. São muitas viagens, shows, aí só mesmo fazendo esses trabalhos à parte – explica.

Carnes, aves e peixes.. Intérprete da Alegria da Zona Sul arrasa na cozinha | Foto: Reprodução Facebook
Carnes, aves e peixes.. Intérprete da Alegria da Zona Sul arrasa na cozinha | Foto: Reprodução Facebook

Em seu ofício de cozinheiro, Tiganá saca de tudo, de carnes vermelhas às brancas. Mas o carro-chefe do artista são os pratos quentes.

– Carnes, aves, peixes…Todos os amigos que já trabalharam comigo em algum carro de som já provaram. O mais bacana é que eles gostaram, aprovaram e agora querem voltar lá em casa toda hora – revela o cantor.

Formado em gastronomia, Tinganá arrasa como chefe de cozinha | Foto: Reprodução Facebook
Formado em gastronomia, Tiganá arrasa como chefe de cozinha | Foto: Reprodução Facebook

Mesmo antes de se formar e vestir o clássico chapéu de mestre cuca, Tiganá já se julgava apto a se aventurar na cozinha. Em 2011, quando cantava na União de Jacarepaguá, ele adorou o enredo da escola naquele ano, que era sobre feijoada. Adivinha quem resolveu preparar o famoso prato dos sambistas num grande evento para promover o tema na quadra da verde e branco, na Zona Norte do Rio? Ele mesmo.

– A galera gostou – garante.

Filho de merendeira, presidente da São Clemente vende sanduíches

Outro sambista que arrasa na cozinha é o presidente da São Clemente, Renato Almeida Gomes, o Renatinho. Filho de merendeira, o dirigente vende sanduíche durante os ensaios na quadra da escola e faz sucesso com o lanche. A aceitação dos sandubas foi tamanha que Renatinho inaugurou, dia desses, um food truck no Sambódromo. O povo que tem ido curtir os ensaios técnicos fez fila para degustar a novidade.

Por Rafael Arantes