Por Rafael Arantes

Mais um dia de decisão para o Carnaval deste ano. É que a Portela tem até o fim desta segunda-feira, 17, para decidir se entrará ou não com recurso contra a decisão da Liga Independente das Escolas de Samba, que dividiu o título do Grupo Especial entre a azul e branco e a Mocidade. Ainda nesta tarde, a diretoria da escola se reunirá com o departamento jurídico para definir os novos passos do caso.

Presidente da Portela se reunirá com departamento jurídico da escola nesta segunda-feira | Foto: Irapuã Jeferson

Há pouco menos de duas semanas, a Portela convocou uma coletiva extraordinária para confirmar que entraria com recurso tentando reverter a decisão da liga, tomada numa plenária na presença de representantes das 13 agremiações pertencente ao Grupo Especial – somente a Portela foi contra o empate.

Entenda o caso

Após a divulgação das justificativas do Grupo Especial, a Mocidade entrou com recurso pedindo a divisão do título com a Portela em razão de um equívoco na justificativa de um dos julgadores de enredo.

Foto: Gabriel Monteiro | Riotur

A retirada de 0,1 ponto da verde e branco deu o título para a Portela, deixando a escola de Padre Miguel com o vice-campeonato. Em plenária da liga, com a participação de dirigentes de todas as escolas do grupo principal do Carnaval carioca, ficou definida a divisão, mas a decisão não foi unânime.

A Mocidade passou a dividir o título com a Portela graças a 7 votos a favor do recurso, com 5 abstenções e apenas um voto contra, da própria azul e branco.

Leia também:

Hexa! Liesa acata recurso, e Mocidade é campeã do Carnaval 2017

7×1! Saiba quem votou contra e quem foi a favor do empate da Mocidade com a Portela

Erro! Mocidade perdeu título por falha de jurado