Povo arretado! Empresários do Ceará caem no samba na quadra da Ilha

Por Redação

Para driblar a crise econômica da qual tanto se tem falado no Carnaval carioca, a União da Ilha foi buscar no Nordeste (onde o povo tem tradição de ser arretado diante das dificuldades) o apoio para realizar com toda pompa o desfile de 2019.

No último sábado, 24, um ensaio na quadra da escola, na Zona Norte do Rio, mostrou que foi certeira a aposta no apoio financeiro e cultural de empresários cearenses para viabilizar o enredo “A peleja poética entre Rachel e Alencar no avarandado do céu”, do carnavalesco Severo Luzardo.

O evento, batizado de “Uma noite no Ceará”, reuniu uma comitiva de executivos do estado em que nasceram os escritores Rachel de Queiroz e José de Alencar, figuras centrais do tema da agremiação. Além de participarem de um workshop no barracão da agremiação na Cidade do Samba, na Zona Portuária, os patrocinadores viram de perto algumas fantasias que vão ilustrar o desfile e caíram no samba ao som da bateria da tricolor e se divertiram junto do cantor Ito Melodia.

Empresários viveram noite de Carnaval em pleno mês de novembro na quadra da Ilha: ensaio foi prévia do que a escola apresentará na Sapucaí, com apoio cultural e financeiro da turma do Ceará | Foto: Irapuã Jeferson/Sambarazzo

É o caso, por exemplo, do empreendedor Rodrigo Lima, diretor da Nayane Rodrigues Lingerie, grife responsável por ajudar na confecção de uma ala em que 100 mulheres vão desfilar de roupas íntimas representando as “Angels da Ilha”, numa referência bem-humorada às figuras principais dos desfiles da gigante americana Victoria’s Secret.

— Queríamos que o Carnaval fosse todo sobre as roupas que o Ceará produz (risos), mas o Severo surgiu com essa ideia de enredo muito cultural e nós ficamos honrados em poder fazer parte. Nunca assisti aos desfiles na Sapucaí e vou começar com o pé direito, torcendo pra Ilha ser campeã — torce Lima, que é um dos responsáveis por gerenciar a produção anual de mais de cinco milhões de peças assinadas pela marca.

O empresário Rodrigo Lima (à direita), da Nayane Rodrigues Lingerie, se uniu a outros representantes da companhia para prestigiar o ensaio da Ilha. A rainha de bateria Gracyanne Barbosa foi tietada pelo grupo | Foto: Irapuã Jeferson/Sambarazzo

Sindicato teve papel decisivo

A parceria da Ilha com as empresas foi possível, entre outros motivos, graças ao intermédio do Sindicato das Confecções do Ceará. O presidente da organização, Elano Guilherme, é o único empresário do grupo que já assistiu presencialmente ao espetáculo do Sambódromo — o resto está apostando no que acompanhou apenas pela TV — e foi o responsável por mobilizar os companheiros da indústria têxtil.

— Todos do sindicato estamos muito felizes em poder contribuir com o Carnaval da Ilha. A ideia é misturar toda a força do nosso Ceará ao espetáculo que é o Carnaval carioca. Para isso, contamos com as ideias do Severo Luzardo, que foi quem eu procurei quando pensei que o nosso povo poderia dar um bom enredo — conta Guilherme.

O carnavalesco Severo Luzardo foi o responsável por intermediar o contato entre a comitiva cearense e a União da Ilha | Foto: Irapuã Jeferson/Sambarazzo

Youtuber também teve vez

Além dos figurões da indústria e do comércio cearenses, a digital influencer Morgana Camila foi outra personalidade do estado a aterrissar nos territórios carioca e insulano. A empolgação dela com o chamado “maior espetáculo da Terra” é tanta, que ela não resistiu e tirou uma casquinha do momento em que foi convidada a subir ao palco da quadra com os conterrâneos: com a letra do samba-enredo na ponta da língua, ela até roubou o microfone de Ito Melodia por alguns segundos.

— Tô muito animada! Sempre assisti pela televisão, mas dessa vez vou poder desfilar com a Ilha e não tenho dúvidas de que será incrível — comemora a youtuber.

A youtuber Morgana Camila transmitiu o ensaio da Ilha em tempo real pro povo do Ceará | Foto: Irapuã Jeferson/Sambarazzo

Confira a galeria de fotos completa do evento! (Por Irapuã Jeferson/Sambarazzo)

Leia mais!

Ilha apresenta fantasias e carnavalesco nega atraso no barracão: ‘Fiquem tranquilos’