Por Redação

Deisiane Jesus estrela o último ensaio de 2018 do Sambarazzo e deixa aquela sensação de que o ano, nos quesitos sensualidade e história pra contar, valeu muito a pena. Cria da Serrinha e, por consequência, do Império Serrano, a gata de 31 anos se considera orgulhosamente sambista desde que se entende por gente. Começou a desfilar aos 4 aninhos, pela escola mirim Império do Futuro, pavilhão que defendeu no início da interrompida carreira como porta-bandeira. Aos 15, em meio à adolescência, decidiu que tinha mais vontade de brilhar com samba no pé e, com isso na cabeça, passou a integrar a ala de passistas da verde e branco de Madureira, na Zona Norte do Rio.

Deisiane Jesus já arrasou em desfiles do Império Serrano (de onde é cria) e da Portela. Hoje, é 1ª princesa da Corte do Carnaval | Foto: Michele Iassanori

A grande sambista em que ela se transformou passou a impressionar o público da Marquês de Sapucaí e também chamou a atenção do júri responsável por eleger a Corte do Carnaval carioca. Nas duas últimas temporadas, Deisiane foi primeira e segunda princesa (e, além da tiara e da faixa real, levou R$ 22,5 mil para casa). Agora, vislumbra a cobiçada coroa de rainha.

— Sempre foi um sonho, porque trabalho com o samba há muito tempo, desde que me entendo por gente. Sei que tudo que tenho foi através do carnaval e essa foi uma grande chance de crescimento pra mim — afirma a candidata sobre a participação no concurso, que deve terminar às vésperas do Ano Novo, na Cidade do Samba.

Apesar de confiante na vitória (a nova majestade fatura R$ 30 mil, além de uma linda coroa e do cetro), Deisiane reconhece que o páreo é duro e a disputa cada vez mais difícil.

— O nível das candidatas vem aumentando. Hoje, todas se preocupam não só com o corpo, mas também em mostrar cultura e em falar bem. É preciso se superar sempre. Como já faço parte da corte, preciso fazer ainda melhor — explica a maquiadora, que se divide entre o samba, o trabalho e os cuidados com a filha Maria Flor, de 2 anos.

Além da rotina atribulada, a gata imperiana sustenta o visual com idas à academia três vezes por semana e visitas a uma clínica de estética | Foto: Michele Iassanori/Sambarazzo

‘Passei por muita necessidade e fiz do samba meu ganha-pão’, conta princesa

Quem vê o glamour com o qual Deisiane se vestiu nos últimos dois carnavais enquanto membro da turma de Momo nem imagina quantos obstáculos ela encarou até, finalmente, encontrar sucesso na trajetória. Para além dos problemas financeiros que outros jovens nascidos em comunidades vivem, ela tentou entrar para a corte carnavalesca e foi derrotada em 2015. Ainda viu escorrer pelas mãos o título de Musa do Caldeirão do Huck, da TV Globo, em 2011 (título que ela conquistou pela Portela, agremiação onde também desfilou, quatro anos mais tarde) e relembra cada passagem, mostrando que não é do tipo que só conta vantagem. Derrotas também formam o currículo da princesa, que soube tirar proveito das lições aprendidas.

— Quero ser exemplo de superação. Morei por muito tempo em comunidade e passei muita necessidade nessa vida, mas tive a chance de conhecer o samba e fiz dele o meu ganha-pão. Quero incentivar os jovens que não têm incentivo e que estão sendo dominados pela facilidade do tráfico. Espero que eles mudem de vida e acreditem que podemos sonhar — defende a passista, que há dois meses vem dando aulas de samba no pé de graça num projeto social na quadra do Império.

A identificação com as raízes da Serrinha, aliás, foi a inspiração para o ensaio registrado pelas lentes da fotógrafa Michele Iassanori. A temática afro sugerida pela profissional ganhou concordância imediata de Deisiane, que acredita na valorização da cultura negra como uma bandeira a ser levantada pelo samba. O resultado pode ser conferido abaixo, ainda bem, nos mínimos detalhes!

BATE-PAPO

Nome: Deisiane Jesus

Idade: 31 anos

Signo: Libra

Local de nascimento: Rio de Janeiro

Bairro onde mora: Madureira

Casa ou apartamento? Apartamento

Mora com quem? Com a minha filha, Maria Flor

Filhos? A Maria, de 2 aninhos

Profissão: Maquiadora

Cor preferida: Branca

Animal de estimação: Não tenho

Livro: A Bíblia

Filme: “O Poder”

Um homem: Jesus Cristo

Uma mulher: Nesse momento minha tia, Valdineia

Religião: Católica

Novela: “Avenida Brasil”, de João Emmanuel Carneiro

Um Samba: Gosto de todos, não consigo escolher um favorito

Grife: Zara

Perfume: Victoria’s Secret

Não saio de casa sem: Brincos

Carro que tem e o que gostaria de ter: Queria um Jipe

Cantor: Seu Jorge

Cantora: Maria Rita

Música: “Reza”, da Maria Rita

O que eu quero: Ser exemplo de superação para jovens de comunidades

O que eu não quero: Violência

Gosto de ir: À praia

Não gosto de ir: Ao mercado

Time: Flamengo

Programa de TV: Adoro novelas

Se não fosse rainha de bateria, que outra função gostaria de exercer numa escola de samba? Porta-bandeira

_________

Fotos: Michele Iassanori

Produção: Rita Borel