Por Luiz Felippe Reis

O último dia 25 de setembro chegou no calendário com uma notícia das mais impactantes para a São Clemente. É que uma decisão judicial, após uma briga de mais de 13 anos, despejou a escola de Botafogo da quadra de ensaios localizada na Presidente Vargas, no Centro do Rio. O terreno, de posse da Rede Ferroviária Federal, no entanto, foi devolvido à agremiação por um período de 180 dias até a derradeira deliberação da justiça.

renatinho-sc
Na noite da última terça-feira, 1, a São Clemente finalmente voltou à quadra na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio, com um ensaio técnico rumo ao Carnaval 2017 para a festa do presidente da escola, Renato Almeida Gomes, o Renatinho – Foto: Rafael Arantes

Os contornos dessa história que teve um final feliz, pelo menos até aqui, contaram com a participação não só de figuras influentes do samba carioca como também de alguns políticos que se prontificaram a usar da capacidade de diálogo para ajudar a São Clemente a reaver o seu pedaço de chão.

14741145_10154250510604690_246615488_n

Foi o caso do senador Marcelo Crivella, recentemente eleito prefeito do Rio de Janeiro, pelo PRB. O novo dono do poder executivo na Cidade Maravilhosa ligou, na condição de parlamentar, para os donos da Rede Ferroviária Federal intercedendo pela escola de samba, como contou o presidente Renato Almeida Gomes. Ex-suplente de deputado federal e vereadora, Laura Carneiro, que ganhou mandato efetivo em Brasília graças à cassação do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, foi outra a abraçar a causa do dirigente da São Clemente.

crivella-prefeito-eleito
Com 59,4% e mais de 1 milhão e 700 mil votos, Marcelo Crivella, do PRB, venceu a eleição municipal do último domingo, 30, e será o prefeito do Rio de Janeiro a partir de 2017 – Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Mais um congressista fluminense a encorpar o lado da São Clemente nessa luta pela quadra foi o presidente da Câmara, o deputado federal Rodrigo Maia, que pessoalmente conversou com o ministro do planejamento, orçamento e gestão Dyogo Henrique de Oliveira, que era quem poderia auxiliar mais diretamente no processo.

rodrigo-maia
Deputado federal, pelo DEM do Rio de Janeiro, Rodrigo Maia foi eleito presidente da Câmara em julho deste ano – Foto: Reprodução/TV Câmara

– Eu confio muito na Laura Carneiro, no Rodrigo Maia, no Crivella. A União tem vários terrenos jogados aqui no Rio de Janeiro. Fazer isso com a São Clemente? Pô, é uma quadra humilde. Mas não quero brigar com ninguém, não. Crivella ligou para a STU (Superintendência de trens urbanos) pedindo para que não fizessem essa maldade com a nossa família – disse Renato, que na última semana festejou, através do Facebook, a retomada da quadra para a São Clemente pelo menos até o mês de abril.

– A notícia boa que veio é que, graças à ajuda de todos, a gente ganhou um direito de 180 dias pra ficar com a quadra. Dei uma envelhecida com a perda dessa quadra, mas voltaremos com força total – publicou Renatinho há pouco mais de uma semana.

Nesta quarta-feira, 2, “O Clementiano”, página oficial da São Clemente no Facebook, exaltou o retorno pra casa com um vídeo mostrando os melhores momentos do ensaio de terça-feira. Confira:

De volta pra casa, a São Clemente se prepara para o Carnaval 2017, quando a escola será a segunda a desfilar, na Segunda-feira de festa, pelo Grupo Especial. O enredo é “Onisuáquimalipanse’, de autoria da carnavalesca Rosa Magalhães.